Te digo que ainda não! Essa é uma dúvida frequente dos pais com relação ao atraso de erupção dos dentes de leite. Mas será mesmo atraso?
Então, nas procuras informais na internet a gente acha um período de nascimento dos dentes considerado o comum, porém não certo. É muito importante entendermos que fatores como a genética, raça, gênero, prematuridade, entre outros, podem interferir nesse processo.
E, em casos do não aparecimento do dentinho dentro da janela proposta, é válido uma avaliação clínica e radiográfica acerca de agenesia (ausência do elemento dental) como uma retenção prolongada, em que como tratamento é feito um corte (ulectomia) gengival pra ajudar o dentinho a sair.
Os intervalos de nascimento são amplos mas considerados normais e sem necessidade de investigações complementares. É uma estimativa que não elimina a orientação profissional após exame clinico e eventualmente radiografia. A consulta a um odontopediatra se justifica caso não haja irrupção próximo ao extremo máximo do tempo esperado. Variações existem baseadas em raça, gênero prematuridade, genética, dentre outros, ou seja, há casos onde pode haver normalidade mesmo estando fora do intervalo proposto.
E, claro, a consulta com o odontopediatra se faz sempre importante pra acompanhar de perto a sequência e a cronologia de erupção. Procure o dentista infantil do seu pequeno!
Obrigada por acompanhar a coluna! Pra saber mais, continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/
Mãe, odontopediatra, mestre e doutoranda em Ciências da Saúde. Minha paixão é o mundo infantil. Aprendo diariamente a dádiva do maternar e com isso ajudo as famílias a crescerem junto comigo nesse aprendizado e nessa construção. Trato dos cuidados da saúde bucal infantil além de entender a criança como um todo e juntos tornamos uma nova geração cárie zero!